sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cólera- Pela paz em todo mundo ( 1986)



Definitivamente, o disco de uma banda nacional que eu mais ouvi na vida. Assim defino esse disco.
Este é o segundo  disco do Cólera e,  o meu preferido também.

Lembro que quando ouvi pela primeira vez eu pirei. Eu concordava com cada palavra das letras, as melodias eram perfeitas. Eu passava todo meu tempo livre ouvindo essas músicas. Não enjoava nunca. Saia pogando insanamente pela casa e cantando as letras.

Já começa com " Medo"  que tem sua melodia inspirada na cantora de jazz Sarah Vaugham. Isso mesmo uma cantora de jazz inspirou Redson a criar um clássico do punk. 
Outro som que eu sempre pirei  é " Alternar". Na época que comprei o disco eu tinha que trampar de terno e gravata e, eu odiava isso. Ouvir alguém cantando " você precisa trabalhar, você precisa sobreviver/mas te obrigam, te obrigam a vestir/ social, social " era perfeito pra mim, não tinha como não se identificar.




A canção " adolescente" todos jovens deveriam ouvir. Ajuda a superar aqueles momentos difíceis, quando todos apontam pra você e dizem que " é uma fase da adolescência".

Em vinil, o álbum tinha um belo encarte com as letras em português e inglês, um texto conscientizador e a declaração universal dos direitos humanos.O meu LP eu comprei de segunda mão em um sebo e não tem o encarte. Se tivesse, provavelmente seria mais caro e eu não ia poder comprar!

E foi nessa época que o Cólera fez sua primeira turnê na Europa, se tornando a primeira banda de rock a excursionar no exterior (se você pensava que tinha sido o Sepultura, você está enganado, eles só foram em 1989).

Dá próxima vez que alguém lhe disser que Punk rock só tem letras agressivas, sem sentido que falam sobre violência, drogas e coisas assim, dê esse disco pra essa pessoa. E depois pergunte se ela ainda mantém a mesma opinião.

Pela paz em todo mundo
For peace around the world
pour la paix mondiale
für den frieden auf der welt
o mire vcego mira
世界平和のために
باز م تودو موندو

Formação:

Rédson- Gt/vc
Val- Bx/vc
Pierre- Bt/vc

Faixas:
1. Medo
2. Funcionários
3. Somos vivos
4. Alternar
5. Multidões
6. Direitos humanos
7. guerrear
8. Vivo na cidade
9. Humanidade
10. Alucinado
11. Continência
12. Não fome
13. Adolescente
14. Pela paz



Nenhum comentário:

Postar um comentário